Blog

Duas dicas infalíveis para harmonizar vinhos e chocolate



Você não consegue terminar uma refeição sem um docinho?  Pois aqui vão duas dicas de ouro para acertar no acompanhamento do vinho com chocolate.

Para os fãs de vinhos tintos e secos é importante saber que eles formam uma ótima harmonização com chocolate 75% de cacau. Para estes casos pode-se optar por um Cabernet Sauvignon ou Syrah que tenha estágio em barril de carvalho, pois o toque mais amadeirado vai potencializar a experiência.
Outra possibilidade e harmonizar o chocolate 75% de cacau com espumante brut feito com as uvas Chardonnay e Pinot Noir e que tenha sido vinificado pelo método Champenoise ou Tradicional. Este tipo de espumante terá mais estrutura para acompanhar o chocolate.

Já no caso de chocolate branco, por ele ter baunilha na sua composição, o ideal será harmoniza-lo com vinhos brancos e doces que ajudam a equilibrar estes sabores. Uma combinação interessante para o chocolate branco é o espumante Moscatel ou um espumante Chardonnay demi-sec. Tradicionalmente mais doce, o perlage (bolhas de gás carbônico) e a acidez ajudam a limpar a boca da gordura e da doçura da guloseima.